terça-feira, 23 de julho de 2013

Roçando ideias sobre os encontros performáticos

Após a realização do ROÇAdeira: encontros performáticos em lugares improváveis, Sessão1#Labiríntimos, uma pausa para roçar as ideias. A performance e o que roça nas outras linguagens artísticas, que lugares nos parecem improváveis para performar e como habitá-los, quais as vias que nos interessam para produzir um encontro artístico no meio da roça-goyaz. 

Mesa redonda #Roçando ideias sobre os encontros performáticos#
Goiânia Ouro
dia 16/01/2013 às 18h

Com:
Ana Reis e Cássia Nunes (Idealizadoras do ROÇAdeira) 
Artistas participantes do ROÇAdeira


[Integrando a Mostra Histórias do Cinema e do Povo de Goiás - Projeto de Extensão da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia]










Domingo no Barreiro

No dia 17/11/2012, o artista Enauro de Castro convidou os roçantes para uma visita ao Barreiro, rio localizado nas imediações de sua casa que tem sido tema de suas pesquisas, inclusive da performance realizada no ROÇAdeira. O Barreiro vem sofrendo com o processo de especulação imobiliária, sendo gradativamente poluído e sufocado por avenidas largas e condomínios de luxo. 
O domingo começou com um delicioso café da manhã seguido de visita ao Barreiro e pra finalizar um almoço delicioso, tudo permeado por discussões e troca de ideias! #Roça Roça#









Vídeo-chamada

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cartazes




Encontros roçantes

Encontros com os artistas convidados e organizadores para debater ideias sobre performance e espaços improváveis, processos de criação e viabilidades para o ROÇAdeira.
#Espaço Labiríntimos#













Carta Convite


Olá artistas performáticos,

Nos encontramos por hora habitando terras goiazes e, com os novos ares, surge o desejo de ocupar espaços, agrupar pessoas, movimentar e mobilizar acontecimentos performáticos. Fomos despertados pelo espaço Labiríntimos e pensamos em realizar um encontro com artistas das proximidades (geográficas/afetivas) que se interessem pela performance e seus desdobramentos (instalações, objetos, vídeos performativos).  O espaço estará aberto para trabalhos que já existam ou para novas invenções a partir de suas possibilidades de ocupação.

Labiríntimos é um “espaço de criação, vivência, experimentação e encontro de cinco artistas residentes em Goiânia: Anna Behatriz, Gilson Andrade, Glayson Arcanjo, Odinaldo Costa, Pedro Paulo” (http://labirintimos.blogspot.com.br/). Em outras palavras, é um apartamento térreo situado em um prédio no centro de Goiânia, estranho ao cotidiano da cidade. Uma porta no meio do corriqueiro e ordinário permite encontrar instalado um espaço de experiências artísticas. Lugar cheio de portas e cômodos de tamanhos incomuns. Portas que se abrem e fecham, mostram ou escondem paisagens.

A ideia é realizar o ROÇAdeira – encontros performáticos em lugares improváveis/Sessão1# Labiríntimos nos dias 20 e 21 de outubro. Dependendo das características e tempo de duração dos trabalhos, alguns poderão ocorrer simultaneamente formando um trajeto a ser vivenciado pelo público. Pretendemos incluir na programação, uma roda de conversa com os artistas para falarmos de nossas trajetórias, criações e processos.

Por se tratar de uma proposta independente, este evento será realizado sem recursos e assim, não teremos condições de auxiliar com os gastos para passagens e realização dos trabalhos, mas garantimos hospedagem aos de fora em nossas casas. Pensamos em deixar o público livre pra contribuir com aquilo que puder e desejar, dividindo o que for obtido entre participantes e espaço.

Convidamos os interessados para um primeiro encontro no espaço Labiríntimos na próxima terça-feira (04/09) às 17h, para pensar e conversar sobre a proposta e também apresentar o espaço a quem não o conhece. Ele está localizado na Rua 03, nº 281 - apto 101, Centro (em frente ao mercado). Caso alguém não possa estar presente, podemos combinar outro dia e horário ou articular virtualmente a escolha dos espaços e participação no evento para os de outras cidades.

Enviamos um mapa desenhado pelo Glayson e algumas fotos dos cômodos (os objetos que aparecem poderão ser retirados).

Ficamos no aguardo de um retorno!